Encontro de Educação e Inclusão Digital com Software Livre

Encontro de Educação e Inclusão Digital com Software Livre

Reconhecendo a importância da utilização de Softwares Livres no processo Educacional, seja este popular ou formal, o CESoL-CE apresentará o I Encontro de Educação e Inclusão Digital com Software Livre como forma de viabilizar/potencializar os debates de utilização do Software Livre em projetos sociais e escolas.

Durante o evento, o evento convidará renomados pensadores/cientistas da área para participarem de mesas-redondas e palestras sobre o tema. Porém o evento não ficará restrito a convidados e a comunidade poderá submeter casos/trabalhos através da chamada de trabalhos.

O evento acontecerá todos os dias durante a semana do CESoL com apresentação de aproximadamente 10 palestras, 3 mesas-redondas e algumas oficinas/mini-cursos sobre o tema.

Após o evento, a organização disponibilizará o documento “Diretrizes de Educação e Inclusão Digital com Software Livre” que servirá de base para futuras ações e projetos que tiverem interesse em implementar. Para mais informações, entre em contato com a organização do CESoL pelo e-mail: cesol[at]lia.ufc.br

Tenda de Inclusão Digital

Com o objetivo de gerar debate, conteúdo e criatividade entre os participantes do evento, estaremos disponibilizando computadores conectados à Internet e espaços para debates e oficinas gratuitas durante todo o evento.

A programação da Tenda de Inclusão Digital será feita sob-demanda, ou seja, teremos uma grade inicial montada pelo Projeto Casa Brasil, mas caso algum participante tenha interesse em fazer um debate ou apresentar uma oficina, basta procurar o coordenador/a da tenda e inscrever sua palestra/oficina nos horários disponíveis.

Dessa forma, a organização criará espaços para que os patricipantes tenham uma participação ativa no processo de construção do evento, proporcionando um espaço, além das palestras e mini-cursos oficiais do evento, para debates e oficinas sobre Cultura Digital.

Espaço Educacional

Durante o Encontro a organização também disponibilizará um laboratório com diversos softwares livres educacionais, ambiente que servirá para realização de experiências e troca de idéias. O espaço contará com a presença de um dos coordenadores do projeto Software Livre Educacional, Frederico Guimarães, que atuará como tutor dos interessados em utilizar estes softwares.

O Espaço Educacional pretende ainda ser palco para apresentação de trabalhos na área de Educação e Inclusão Digital. Desta forma, instituições de ensino, pesquisadores, educadores e estudantes estão convidados a trazer material para apresentação durante o encontro, que representa uma excelente oportunidade para a construção de um projeto colaborativo.

Vale ressaltar que, assim como na Tenda de Inclusão Digital, o Espaço Educacional também poderá contar com oficinas sob demanda, ou seja, caso algum participante deseje mostrar um projeto ou software educacional que desenvolveu basta procurar o tutor e agendar.

GELSoL – Grupo de Estudos de Linux e Software Livre

Realização

Organização

Departamento
de Computação da UFC

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s